Idiomas:
Twitter Facebook Contato Imprensa Congressos Anteriores Home
SBOT
Evento Inscrições Programa Científico Programa Social Exposição e Patrocínios Hotéis e Turismo
REGULAMENTO - CINE SBOT

Participe das Estações de vídeo no CBOT 2016 -  “CINE SBOT”

Caro membro da SBOT,

Estão abertas as inscrições para participar do CINE SBOT, atividade já realizada com sucesso nos quatro últimos CBOTs, com o objetivo de abordar as técnicas cirúrgicas em nossa especialidade, através de apresentações gravadas em DVD sobre “Técnicas Cirúrgicas  passo a passo  em Ortopedia e Traumatologia”. Serão montadas estações, que estarão funcionando diariamente durante o congresso.                           

Os temas são abertos e o material didático deverá ser enviado à comissão organizadora até o dia 30/09/2016. A análise de qualidade técnica do vídeo será feita por profissional da área de imagem, não médico e será condição básica para prosseguir a avaliação do conteúdo por um corpo editorial específico.

Os interessados em submeter os vídeos para apresentação deverão  estar inscritos no congresso e seguir as orientações abaixo, para que haja uma padronização com os critérios de qualidade estabelecidos pela comissão responsável. Se aprovado e antes da apresentação no congresso, por razões legais,  seguirá um documento de cessão de direitos e imagens à SBOT,  para que a sociedade possa expor em seu portal ou em outras ocasiões que julgar pertinente. 

O objetivo é que o final de cada vídeo, o congressista deverá ter conhecimento da técnica, para aplicar no dia a dia, com ênfase à solução dos problemas mais comuns do consultório, em cada especialidade.

Haverá um menu das cirurgias e o congressista poderá escolher as estações que desejar para assistir as técnicas que serão apresentadas em sessões contínuas. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo autor, via e-mail que responderá diretamente ao congressista.

Os vídeos selecionados deverão ter locução de boa qualidade. Aos interessados em fazer documentação em 3D, ou alta definição sugerimos entrar em contato com o Sr. Henri Makabe, e-mail:  henri@stereoworks.com.br, responsável técnico pelos vídeos do “Cine SBOT”.

 Os vídeos deverão ser enviados em DVD  em alta qualidade, à sede da SBOT, Alameda Lorena 427, 14 andar - CEP 01424-000.                                                     

Orientações Técnicas:

1. Documente seu vídeo sob o ponto de vista do cirurgião, com foco no que interessa ser mostrado em tempo médio de 10 a 15 minutos no máximo, sendo desejável 10 minutos. 

2. Use bem as  imagens pré e pós-operatórias para ilustrar e descrever as indicações e resultado obtido.

3. Chame a  atenção para fundamentos da técnica, estruturas em situação de risco, as opções intra-operatórias, e métodos de fixação.

4. Use imagens estáticas criteriosamente. Lembrar que o vídeo é um meio de movimento.

5. Intercale imagens abertas para estabelecer orientação do contexto e close-ups para mostrar detalhes cirúrgicos.

6. Marque sempre seu sítio cirúrgico e a incisão que deverá fazer.

7. Intercale fotos “picture-in-picture” quando julgar interessante para esclarecer a técnica.

8. Edite o programa final para omitir ações  cirúrgicas que não são essenciais numa demonstração, como dissecção de rotina, hemostasia, suturar, etc.

9. Certifique-se da qualidade da locução, que deve ser clara, de fácil compreensão e sem ruídos desnecessários. 

10. Embora os vídeos possam ser patrocinados por empresas, procure ser imparcial quanto aos produtos utilizados, sendo permitido agradecimento ao final do vídeo.  

A ideia é que possamos montar a  BIBLIOTECA ELETRÔNICA SBOT, como instrumentos de Educação Continuada de nossos membros.